segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fama x Sucesso


É muito frequente a confusão que se faz entre os significados dessas palavras. Sucesso se refere a qualquer atividade quando se consegue atingir os objetivos desejados. Já a fama, que em princípio parece ser a mesma coisa, é o grau de reconhecimento ou valorização que se obtém, relativo a um fato ou pessoa. Nem sempre a fama se refere a um sucesso.  Grandes fracassos também podem ficar famosos, assim como feitos que em nada recomendem quem os praticou.
Desejar o sucesso e lutar por ele não é nada fácil. Embora possa não parecer, lutar pelo sucesso não é uma coisa feia, é essa luta que nos conduz aos melhoramentos que nos tornarão pessoas capazes e seguras.
 Outro requisito essencial para quem quer ter sucesso é a humildade, pois é ele que nos permite observar a realidade, colher informações e transformá-las a favor de nossos propósitos. Os prepotentes, que se acham donos da verdade, são incapazes desse olhar, pois pairam acima de tudo.
Quanto a busca pela fama, ela não passa de um intenso desejo de chamar a atenção dos outros, mas se isso acontecer,  o importante é saber usufruir dela como conseqüência natural de um trabalho bem- sucedido. Nesse caso a fama é auto-sustentável o que não ocorre quando ela chega sem uma base concreta e a pessoa famosa passa a viver em função apenas da sustentação dessa fama, que passa a ser o seu principal objetivo e não o aperfeiçoamento profissional.
Voltando para o futebol, especificamente, quando ganhamos uma partida decisiva, ou fazemos um belíssimo gol, produzimos fama imediatamente. Mas, a fama como já foi descrito acima, tem vida curta, um breve caminho.
Porém, uma história conquistada com títulos, ter uma carreira sólida, pautada sempre com profissionalismo, ética, seriedade e trabalho tende a ser sempre lembrada com sucesso.
Será preferível lutar pela fama momentânea, ou batalhar muito e perseverar para obter o sucesso? 
Um abraço.


Se quiser interagir com o autor, mande email para: fisiologista@avai.com.br




Nenhum comentário: